Brasil | Buses
miércoles 04 de mayo de 2022
Dispositivos inteligentes fortalecem sua posição na região na transição para a eletrificação do transporte público
O maior fornecedor de Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) da América do Norte está aprofundando sua participação na América Latina com soluções eficazes para frotas mistas fazendo a transição para a eletromobilidade.
Compartí la nota

Com mais de 300 clientes em todo o mundo e ajudando os fornecedores de transporte público a operar com mais eficiência, reduzir custos e oferecer serviços que satisfaçam as necessidades de seus usuários, a Clever Devices acompanha o processo de transição para a eletromobilidade com suas soluções.

«Com diferentes e complexas situações, tais como programação, diferentes tipos de veículos, requisitos de cobrança e gerenciamento de energia, o processo pode ser assustador. Acrescente a isto o futuro previsível de uma frota mista e toda a situação pode ser absolutamente difícil e complexa», diz Mauricio Corte, Gerente de Contas para a América Latina da Clever Devices.

Ele acrescenta: «Com as soluções EVMS da Clever Devices, tiramos as adivinhações do lock-in, alocação de veículos, gerenciamento de cobrança e gerenciamento de serviços ao longo do dia. E porque integramos o EVMS no núcleo de muitas das soluções que ele já utilizamos, seus funcionários já estão familiarizados com as ferramentas, tornando-o rápido e fácil de ser atualizado.

Desta forma, propõe-se que frotas mistas nas operações para a eletrificação possam evitar a complexidade de ter que mudar entre diferentes sistemas ITS para gerenciar seus veículos elétricos.

Mauricio Corte explica: «Quando um veículo elétrico sai da linha de produção, ele vem com a recomendação de energia por quilômetro sugerida pelo fabricante. Mas essa métrica não leva em conta a topografia, o clima, as condições das vias, o número de passageiros ou o comportamento do motorista, que influenciam o desempenho da bateria. É aí que entra o EVMS.

A solução que a Clever Devices propõe ao mercado latino-americano avalia as variáveis acima mencionadas para gerar suas previsões de consumo de energia. O algoritmo processa todas as informações que reúne durante um dia de serviço para refinar continuamente essas previsões, ficando essencialmente mais inteligente à medida que aprende.

Entre as vantagens para os operadores de transporte público está a capacidade de exibir o status da carga, a distância para completar a tabela e a distância para descarregar diretamente no terminal de dados móvel para dar aos motoristas a confiança de que seu veículo designado tem potência suficiente para completar o trabalho designado.

Enquanto isso, os despachantes podem visualizar o estado de carga em tempo real de cada veículo elétrico a bateria (BEB). Se um veículo não tiver potência suficiente para completar o trabalho designado ou real (registrado), o sistema envia um aviso para alertar seus despachantes.

 A história de sucesso que lançou as bases para a licitação latino-americana

A Clever Devices estava presente quando em 2020 o governo chileno, através da DTPM, identificou a necessidade de uma nova solução ITS para melhorar a qualidade do serviço e aumentar a satisfação do cliente.

O piloto com resultados bem sucedidos envolveu a instalação da solução ITS completa Clever Devices em uma linha para simular as condições típicas do sistema de transporte público de Santiago, o que permitiu às áreas técnicas um conhecimento profundo e preciso dos diferentes módulos, como por exemplo: Gestão de frotas (CleverCAD e Gestão de Interrupção), Controle de operações (CleverReports), Telemetria (AVM), Informação aos passageiros (BusTime), Contagem automática de passageiros (Ridecheck+), Mensagens inteligentes aos passageiros (CleverVision), assim como soluções de hardware integradas.

«A Clever Devices já está instalada com sua base tecnológica em Santiago, e estamos profundamente convencidos de que com nossa longa experiência na indústria tecnológica podemos contribuir muito para este novo salto que o governo chileno está promovendo, especialmente quando se trata de transporte público eficiente e de qualidade», diz Mauricio Corte enquanto esclarece que embora o piloto estivesse em unidades diesel, ele pode ser adaptado sem problemas aos ônibus eletrônicos.

Destacados.